COMO
ACONTECEM AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA
AMÁLIA (TEÓFILO OTONI/MG)
A Escola Municipal Irmã Maria Amália, é uma escola central, que atende a 2400 alunos, do 1º ao 9° ano, nos turnos matutino e vespertino. Devido à qualidade do ensino ministrado, se tornou referência em educação em todo o município e Teófilo Otoni e nos municípios próximos. Atualmente atende a um número considerável de alunos com deficiência e nesse sentido é também muito procurada, já que inclui como um ato de amor. Nesse espaço educacional, os alunos se sentem amados, valorizados e respeitados.
A diretora da EMIMA assim
como os demais educadores estão cada vez mais abertos à inclusão, desse modo,
dentro dos seus limites, procuram buscar recursos e serviços que contribuam
para a acessibilidade dos alunos com deficiência na escola, tentando fazer
acontecer a inclusão, de fato, e não somente a matrícula dos alunos com
deficiência. Nesse sentido, já foram construídas rampas na entrada da escola
para facilitar o acesso aos alunos com deficiência física; as atividades para
os alunos com baixa visão são ampliadas; há uma intérprete que acompanha seis alunos
surdos, bem como professor apoio para alunos com deficiência física e
intelectual; as provas e outras atividades são adaptadas de acordo com a
necessidade dos alunos sempre considerando o currículo, há também jogos
adaptados, notebook para alunos com deficiência física, há uma sala de recursos
que atende a todos os alunos com deficiência no contra turno, já que ela
funciona em dois períodos (matutino e vespertino); os alunos participam de
todas as atividades propostas pela escola, sejam desfiles cívicos, festa
junina, teatros, danças, etc.
Sabemos que a escola
apesar da sua boa vontade e empenho, oferece o mínimo em termos de TA, utilizando
basicamente os recursos de baixo custo da TA, já que depara com a barreira
financeira. Há muito que se fazer principalmente no diz respeito aos serviços
da TA, já que é notável a necessidade de atendimento psicológico, de
assistência social às famílias dos alunos com deficiência e que são carentes,
há necessidade da participação de um engenheiro que projete mudanças no prédio
da escola, já que este é muito antigo e apresenta muitas escadas, degraus,
pátio irregular, etc. assim como há a necessidade da implantação de softwares e hardwares especiais. Bom, mas tudo
isso com certeza será conquistado no futuro já que a escola demonstra
preocupação e interesse em atender da melhor forma possível todos os alunos, em
especial aqueles que apresentam deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário