segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PRÁTICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EMIMA


COMO ACONTECEM AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA MUNICIPAL IRMÃ MARIA AMÁLIA (TEÓFILO OTONI/MG)

A Escola Municipal Irmã Maria Amália, é uma escola central, que atende a 2400 alunos, do 1º ao 9° ano, nos turnos matutino e vespertino. Devido à qualidade do ensino ministrado, se tornou referência em educação em todo o município e Teófilo Otoni e nos municípios próximos. Atualmente atende a um número considerável de alunos com deficiência e nesse sentido é também muito procurada, já que inclui como um ato de amor. Nesse espaço educacional, os alunos se sentem amados, valorizados e respeitados.
A diretora da EMIMA assim como os demais educadores estão cada vez mais abertos à inclusão, desse modo, dentro dos seus limites, procuram buscar recursos e serviços que contribuam para a acessibilidade dos alunos com deficiência na escola, tentando fazer acontecer a inclusão, de fato, e não somente a matrícula dos alunos com deficiência. Nesse sentido, já foram construídas rampas na entrada da escola para facilitar o acesso aos alunos com deficiência física; as atividades para os alunos com baixa visão são ampliadas; há uma intérprete que acompanha seis alunos surdos, bem como professor apoio para alunos com deficiência física e intelectual; as provas e outras atividades são adaptadas de acordo com a necessidade dos alunos sempre considerando o currículo, há também jogos adaptados, notebook para alunos com deficiência física, há uma sala de recursos que atende a todos os alunos com deficiência no contra turno, já que ela funciona em dois períodos (matutino e vespertino); os alunos participam de todas as atividades propostas pela escola, sejam desfiles cívicos, festa junina, teatros, danças, etc.

Sabemos que a escola apesar da sua boa vontade e empenho, oferece o mínimo em termos de TA, utilizando basicamente os recursos de baixo custo da TA, já que depara com a barreira financeira. Há muito que se fazer principalmente no diz respeito aos serviços da TA, já que é notável a necessidade de atendimento psicológico, de assistência social às famílias dos alunos com deficiência e que são carentes, há necessidade da participação de um engenheiro que projete mudanças no prédio da escola, já que este é muito antigo e apresenta muitas escadas, degraus, pátio irregular, etc. assim como há a necessidade da implantação de softwares e hardwares especiais. Bom, mas tudo isso com certeza será conquistado no futuro já que a escola demonstra preocupação e interesse em atender da melhor forma possível todos os alunos, em especial aqueles que apresentam deficiência.

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