segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SME REALIZA SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Secretaria de Educação reúne pais e educadores de alunos com deficiência em dois dias de seminários
A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou nos dias 23  e 24 de setembro, Seminário de Educação Inclusiva. Na última quinta-feira (23) foi realizado o I Seminário de Pais de Alunos da Educação Especial, no salão social do Nobre Palace Hotel, com troca de experiências e construção de conhecimento sobre Educação Inclusiva.
Os seminários tiveram como intuito fortalecer a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas
Nesta sexta-feira (24) o Seminário da Educação Inclusiva foi direcionado para educadores do município, com o tema: “Pelo respeito à diferença, estamos aqui”, no salão de esportes da Escola Adventista, com intuito de esclarecer, informar e sensibilizar os educadores, sobre as perspectivas da Educação Inclusiva no município, com qualidade e respeito.
Secretária Rosiane Brito e a coordenadora da Educação Inclusiva, Cristina Silva
A coordenadora da Educação Inclusiva do Município, Cristina Maria das Dores Silva, falou que a Secretaria de Educação em parceria com a Superintendência Regional de Ensino realizou os Seminários com os pais e os educadores, visando fortalecer a inclusão de pessoas com deficiências nas escolas. “Os pais foram orientados quanto aos direitos e deveres em relação aos filhos. Quanto aos professores foi abordado sobre o um ambiente escolar que respeita as individualidades e promove o convívio entre diferentes crianças, visando à criação de um espaço mais inclusivo” – disse Silva.
O neuropsicopedagogo Cláudio Dusik ladeado por sua mãe
O neuropsicopedagogo Cláudio Luciano Dusik falou o quanto à vida da pessoa com deficiência, tirado da exclusão às vezes precisa de paciência, luta e persistência até as coisas se adequarem. “Hoje já é um grande avanço o aluno com deficiência freqüentar a escola com os demais alunos” – falou Dusik.
Rosiane Brito destacou que o atendimento da Educação Inclusiva é uma prioridade da SMEC
A secretária de Educação, Rosiane Silva de Lima Brito, falou que a educação é um direito de todos e dever do Estado, assim define a Constituição Federal. “A constituição diz que o ensino será ministrado com base no princípio de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, entre outros. Contudo, para algumas crianças e adolescentes, especialmente aquelas que possuem algum tipo de deficiência. O atendimento da Educação Inclusiva é uma prioridade da Secretaria Municipal de Educação, esses seminários tiveram o objetivo de convocar as famílias e os educadores para trabalharem juntos com o Poder Público na luta da garantia de direitos das pessoas com necessidades especiais” – ressaltou Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário