Sala de Recursos Multifuncionais
A Secretaria de
Educação Especial/MEC, numa ação compartilhada com os estados e municípios, desenvolve
o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade que tem entre seus
objetivos o de apoiar a implantação de salas de recursos multifuncionais para
favorecer o processo de inclusão educacional na rede pública de ensino.
A sala de Recurso Multifuncional é um
espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE) sendo uma ação do
sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais
dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências
e habilidades próprias.
Qual é a função do AEE
É preciso deixar claro que o ambiente de
aprendizagem do aluno é o ensino regular, no qual se flexibiliza o processo
pedagógico, para que todos possam ter acesso ao currículo, beneficiando-se da
escolarização.
O papel do AEE é de oferecer o que
não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos
educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de
deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas
necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar.
Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da
classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso
ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre
outras ações para promover a inclusão deste aluno.
Qual é o público alvo das Salas de Recursos Multifuncionais?
Na Sala de Recursos Multifuncionais
são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e
altas habilidades ou superdotação.
Ø Alunos com
deficiência são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física,
intelectual, surdez ou cegueira.
Ø Alunos com
transtornos globais do desenvolvimento (TGD) são aquele que apresentam um
quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas
relações sociais, na comunicação ou estereotipais motoras. Incluem-se nessa
definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Ret,
transtorno desintegradivo da infância (psicoses) e transtornos invasivos.
Ø Alunos com altas
habilidades/superdotação são aqueles que apresentam um potencial elevado e
grande envolvimento com as áreas de conhecimento humano, isoladas ou
combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.
Que materiais podemos encontrar na SRM?
A sala de recursos multifuncionais é
um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e
profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais
especiais.
As SRM dispõem de materiais e
recursos pedagógicos como:
- equipamentos (televisão, aparelho de DVD, scanner, computadores,
impressoras);
- mobiliário adaptado;
- jogos pedagógicos adaptados ou não;
- recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros)
- mobiliário adaptado;
- jogos pedagógicos adaptados ou não;
- recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros)
Quando é realizado
o AEE na SRM?
Este atendimento é realizado no turno oposto da classe comum, podendo ser realizado em grupo ou individual; normalmente cada aluno é atendido duas ou três vezes por semana.
Este atendimento é realizado no turno oposto da classe comum, podendo ser realizado em grupo ou individual; normalmente cada aluno é atendido duas ou três vezes por semana.
Qual é a formação
de um professor de AEE?
O professor da SRM deverá ter curso
de graduação, pós graduação e/ou formação continuada que o habilite para atuar
em áreas da educação especial para o atendimento às necessidades educacionais
especiais dos alunos. Deve ter conhecimento de Braille, Libras, Comunicação Aumentativa
e Alternativa, entre outros.
O que faz o professor de AEE?
É função do professor de AEE:
Ø Elaborar e executar
plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e
aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.
Ø Promover as
condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em
todas as atividades da escola.
Ø Atuar de forma
colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias
pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com deficiência ao currículo e a
sua interação no grupo.
Ø Preparar materiais
específicos para o uso dos alunos na sala de recursos.
Ø Participar do
processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às
necessidades educacionais especiais dos alunos.
Ø Informar a
comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais vigentes que
asseguram a inclusão educacional.
Ø Orientar as
famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional.
Ø Articular, com
gestores e professores para que o projeto político pedagógico da instituição de
ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva.
Ø Orientar ao
professor-apoio na elaboração e aplicabilidade de materiais
didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns
de ensino regular.
Ø Orientar
professores e familiares sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade
utilizados pelos alunos com deficiência.
Ø Participar das reuniões
pedagógicas, do planejamento, dos conselhos de classe, da elaboração do projeto
pedagógico, desenvolvendo ação conjunta com os professores das classes comuns e
demais profissionais da escola para a promoção da inclusão escolar.
·
Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor
ensiná-la da maneira que ela pode aprender."
Nenhum comentário:
Postar um comentário