domingo, 21 de outubro de 2012

Sala de Recursos Multifuncionais


Sala de Recursos Multifuncionais

A Secretaria de Educação Especial/MEC, numa ação compartilhada com os estados e municípios, desenvolve o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade que tem entre seus objetivos o de apoiar a implantação de salas de recursos multifuncionais para favorecer o processo de inclusão educacional na rede pública de ensino.

A sala de Recurso Multifuncional é um espaço para Atendimento Educacional Especializado (AEE) sendo uma ação do sistema de ensino no sentido de oferecer o suporte às necessidades educacionais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento e desenvolvendo competências e habilidades próprias.

 

Qual é a função do AEE

É preciso deixar claro que o ambiente de aprendizagem do aluno é o ensino regular, no qual se flexibiliza o processo pedagógico, para que todos possam ter acesso ao currículo, beneficiando-se da escolarização.

O papel do AEE é de oferecer o que não é próprio do currículo escolar, propondo objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais, isto é, não é Reforço Escolar. Os professores destas salas atuam de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno.

 

Qual é o público alvo das Salas de Recursos Multifuncionais?

Na Sala de Recursos Multifuncionais são atendidos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Ø  Alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, surdez ou cegueira.

Ø  Alunos com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) são aquele que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipais motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Ret, transtorno desintegradivo da infância (psicoses) e transtornos invasivos.

Ø  Alunos com altas habilidades/superdotação são aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas de conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

 

Que materiais podemos encontrar na SRM?

A sala de recursos multifuncionais é um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais.

As SRM dispõem de materiais e recursos pedagógicos como:

- equipamentos (televisão, aparelho de DVD, scanner, computadores, impressoras);
- mobiliário adaptado;
- jogos pedagógicos adaptados ou não;
- recursos específicos (reglete, punção, engrossadores de lápis, entre outros)

 

Quando é realizado o AEE na SRM?
Este atendimento é realizado no turno oposto da classe comum, podendo ser realizado em grupo ou individual; normalmente cada aluno é atendido duas ou três vezes por semana.

 

Qual é a formação de um professor de AEE?

O professor da SRM deverá ter curso de graduação, pós graduação e/ou formação continuada que o habilite para atuar em áreas da educação especial para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. Deve ter conhecimento de Braille, Libras, Comunicação Aumentativa e Alternativa, entre outros.

 

O que faz o professor de AEE?

É função do professor de AEE:

Ø  Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.

Ø  Promover as condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola.

Ø  Atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo.

Ø  Preparar materiais específicos para o uso dos alunos na sala de recursos.

Ø  Participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.

Ø  Informar a comunidade escolar acerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional.

Ø  Orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional.

Ø  Articular, com gestores e professores para que o projeto político pedagógico da instituição de ensino se organize coletivamente numa perspectiva de educação inclusiva.

Ø  Orientar ao professor-apoio na elaboração e aplicabilidade de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns de ensino regular.

Ø  Orientar professores e familiares sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelos alunos com deficiência.

Ø  Participar das reuniões pedagógicas, do planejamento, dos conselhos de classe, da elaboração do projeto pedagógico, desenvolvendo ação conjunta com os professores das classes comuns e demais profissionais da escola para a promoção da inclusão escolar.

 

 

 

·         Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender."

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